O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) é uma área de preservação de cerrado de altitude localizada na Chapada dos Veadeiros, região Nordeste do Estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins com área 650.000 ha, sendo reduzida varias vezes até 65.514 ha nos dias atuais. O uso público só e permitido em 3% deste total, o restante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reservado para fins de pesquisa e preservação.
O acesso ao Parque Nacional localiza-se junto ao Povoado de São Jorge à 36 km da cidade de Alto Paraíso de Goiás em estrada parcialmente asfaltada. O acesso ao PNCV é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados.
As caminhadas para os atrativos do parque têm em média 6,0 Km e 6,0 Km de volta dando acesso à cachoeira de 80 m e o Salto de 120 m conhecidos como cachoeiras do garimpão, as Carioquinhas o Cânion II e o Cânion I este somente visitado no período de seca. O PNCV Foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela UNESCO em Dezembro de 2001.
Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área, entre elas o pato-mergulhão, mergus octocetaceus. Das 6.429 espécies que da flora, que existem no cerrado, 1.476 já foram identificadas no Parque Nacional.